Se você gostou dessa iniciativa, aproveite e curta!
O objetivo do projeto nesta etapa consiste no controle de acesso ao Restaurante Universitário da UFJF. Atualmente, o controle de frequentadores do RU é feito manualmente e, portanto, suscetível a falhas. Automatizar este processo usando cartões de proximidade e placas microcontroladoras evitaria o acesso não autorizado ao RU e possibilitaria a implementação de novas funcionalidades. Por exemplo, ao detectar a entrada de um usuário com necessidades alimentares específicas, um alerta poderia ser gerado para que a cozinha possa preparar o alimento adequado. Outro exemplo de funcionalidade que pode ser agregada com o cartão de proximidade é a contabilização automática das bolsas de apoio estudantil, que hoje é feita através de uma lista de presença assinada. Isso diminuiria as filas e o trabalho despendido.
Atualmente o projeto conta com um protótipo funcional que controla o acesso somente de alunos contemplados por bolsa de alimentação. Utilizando um escopo reduzido, foi possível construir um sistema com regras de negócio simplificadas, elaborar um modelo de comunicação entre entidades do sistema e, por fim, amadurecer um protótipo base para a catraca e a unidade que realiza vinculação de cartões.
Com os elementos descritos acima funcionado corretamente, o principal objetivo dessa fase do projeto é realizar testes no próprio restaurante universitário. Dessa forma será avaliado o comportamento da catraca (e seus componentes), da unidade que vincula os cartões e observar o funcionamento do sistema. Contudo é necessários montar um ambiente de desenvolvimento que ficará no NPDT. Vale ainda ressaltar que a devida permissão de setores administrativos da UFJF deverão ser consultados.