Se você gostou dessa iniciativa, aproveite e curta!
O Instituto de Ciências Exatas – ICE – é uma das maiores unidades de nossa Universidade. Ele conta com cerca de 3000 alunos dos seus diversos cursos, além dos mais de 2000 alunos proveniente de cursos de outras unidades. Com um fluxo tão grande de pessoas, o gerenciamento e controle de acesso às diversas dependências do Instituto se mostra relevante, tanto do ponto de vista de segurança quando do controle do patrimônio público.
Para resolver esse importante problema, o Núcleo de Recursos Computacionais – NRC – desenvolveu o sistema U²Pass. Cada usuário é identificado por meio de um cartão RFID pessoal. O hardwaredo sistema é composto por um leitor desse tipo de cartão e um circuito para a abertura da fechadura da porta de acesso à dependência, podendo ter ainda uma pequena tela LCD para apresentar informações ao usuário. Esse hardware, desenvolvido pelo NRC,é controlado através de um sistema embarcado MBEDque acessa um servidor para informar a tentativa de acesso do usuário. O servidor registra essa tentativa e retorna ao sistema se o usuário portador do cartão possui permissão de acesso à porta em questão, naquele exato horário, de acordo com um conjunto de critérios estabelecidos no sistema. Quando disponível, uma câmera fotografa o usuário que efetuou a tentativa de acesso. Um sistema web de administração permite visualizar todos os registros de acesso de cada uma das portas monitoradas, bem como estabelecer as regras para abertura das portas por usuário.
Com a implementação do sistema U²Pass, o ICE passou a ter um controle efetivo das portas de suas salas, laboratórios e departamentos. No caso dos laboratórios de pesquisa, é possível efetuar o controle de presença dos bolsistas, além de não ser mais necessária a distribuição de cópias de chaves, evitando os problemas de segurança dessa prática.
As próximas atividades a serem desenvolvidas no sistema U²Pass serão as seguintes: