Sistemas de webconferência têm surgido nos últimos anos como alternativa aos encontros presenciais devido ao seu baixo custo e alta acessibilidade. O desenvolvimento de um sistema de webconferência institucional e gratuito reduz custos de viagens da UFJF e aumenta acessibilidade à informação para a comunidade acadêmica. Usando tal sistema, palestras, reuniões de grupos de estudo, defesas de dissertação ou de conclusão de curso, e outros eventos de natureza diversa poderiam ser transmitidos pela Internet para o mundo todo. Além disso, a comunicação entre o Campus UFJF Governador Valadares e o Campus Juiz de Fora será facilitada: as reuniões do Conselho Superior, por exemplo, poderão ser realizadas utilizando tal plataforma de webconferência.
Este tema é constantemente abordado em reuniões da Rede Nacional de Pesquisa, portanto o desenvolvimento deste projeto abre uma frente de comunicação com a RNP, e a possibilidade da entrada da UFJF como uma futura parceira no desenvolvimento de um sistema disponível para todas as universidades federais do Brasil.
Este projeto encontra-se no final do seu primeiro ano e, mesmo durante esta fase inicial, já alcançou vários dos seus objetivos:
- Um módulo no SIGA já foi implementado e disponibilizado para alguns professores, em versão alfa. Sendo que o ambiente virtual já foi usado com sucesso para dar aulas remotas. O módulo permite que o usuário cite e edite as suas videoconferências. Sendo que este tem a opção de manter a conferência pública ou gerar um link individual enviado para o email de cada participante de forma automática.
- Uma sala física de webconferência foi montada no CGCO e já está à disposição para a comunidade acadêmica, com formulário de requisição e agenda própria. Sendo que foram realizadas, com sucesso:
- o Reuniões virtuais para bancas e apresentação de editais;
- o Agendamento de várias outras reuniões para os meses de março e abril.
- Processo de adesão da UFJF à Mconf network em fase avançada;
- Servidor rodando com criptografia, sobre HTTPS e WSS;

Exemplo de tela para o módulo para listagem de webconferências implementado no SIGA.

Exemplo de tela para criação de uma nova webconferência implementado no SIGA.

Exemplo de tela convite de usuários para webconferências no módulo implementado no SIGA.
Descrição das atividades envolvidas no projeto
Durante esta segunda fase do projeto o foco central das atividades estão em melhorar o sistema implementado no SIGA já existente e expandir o seu uso para toda a comunidade acadêmica da UFJF. Entre as atividades previstas, detacam-se:
- Melhorar a sala de videoconferência que já está montada com novos equipamentos/mobiliário/isolamento acústico;
- Elaborar um plano de homologação para institutos que quiserem montar uma sala própria;
- Trabalhar no sistema de gravação das webconferências, bem como no levantamento da infraestrutura necessária para tal. Bem como a definição das políticas de gravação e acesso das mesmas;
- Melhoria na interface já existente, tornando-a mais intuitiva para usuários com menos experiência neste tipo de sistema. Esta atividade envolve escolher candidatos que se encaixem neste perfil e anotar as duas dificuldades;
- Desenvolvimento de uma sala de espera virtual, para os participantes que estejam aguardando o início de uma webconferência possam interagir e serem notificados do seu início em tempo real;
- Criar e promover treinamentos periódicos para todos os usuários do sistema.
Os bolsistas também serão encarregados de dar suporte aos usuários da sala de webconferência durante as reuniões, auxiliando no uso do sistema, na resolução de problemas e na calibragem de áudio/vídeo para melhor aproveitamento dos recursos.